Liturgia Diária- 21/12/2017

SÃO TOMÉ, Apóstolo

Festa de 2ª Classe- Missa Própria com Comemoração da Féria

São Tomé, que foi por um momento o discípulo incrédulo, tornou-se para a Igreja, por essa mesma razão, uma das mais firmes colunas da Fé. E a Santa Igreja gosta de nos colocar nos lábios, com frequência, essas palavras tão simples e que tão profundamente exprimem a fé e o ardor do Apóstolo: “Meu Senhor e meu Deus.”. O Evangelho da missa relata a aparição, em que o Senhor ordenou a Tomé Lhe tocasse nas chagas , na carne absolutamente real do Verbo Encarnado, morto e ressuscitado, e reconhecesse, com as próprias mãos da sua carne de homem, o fato por cuja confirmação perante o mundo, os Apóstolos todos, sem excluir Tomé, deram a própria vida. Sabe-se que Tomé foi além das fronteiras do Império Romano, e pregou o Evangelho, provavelmente aos Persas e aos Índios. Recordemos hoje o quanto devemos aos apóstolos, o que São Paulo nos convidará na Epístola: são os fundamentos e colunas da Igreja, cuja pedra angular é o próprio Filho de Deus. Devemos-lhes o privilégio de ser “concidadãos dos santos” e pertencer à “casa de Deus”.



 Missa às 18:30 horas na Capela São Judas Tadeu.


LEITURAS

Epístola (Ef 2, 19-22)

Leitura da Carta de São Paulo Apóstolo aos Efésios.

Irmãos, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus.

Evangelho (Jo 20, 24-29)

Sequência do Santo Evangelho segundo João.

Naquele tempo, Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei! Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco! Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto!

Comente o post