Liturgia Diária- 10/09/2018

SÃO NICOLAU DE TOLENTINO, Confessor

Festa de 3ª Classe- Missa “Justus”

São Nicolau nasceu cerca de 1245 nas Marcas. Jovem ainda, mas já senhor duma prebenda de cônego, foi um dia conquistado pela pregação dum eremita de Santo Agostinho e decidiu entrar nesta ordem religiosa recentemente fundada. Viveu a princípio no eremitério de Pesaro, depois em Tolentino, onde morreu em 10 de setembro de 1305. Toda a sua vida foi assinalada por uma grande austeridade, inspirada por um intenso amor da cruz.

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 91, 13-14. 2)

O justo crescerá como a palmeira, e se elevará como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor, nos átrios do templo do nosso Deus. Sl. É coisa boa louvor o Senhor, e cantar ao vosso nome, ó Altíssimo. Glória ao Pai.

Coleta

Dignai-Vos, Senhor, atender às preces que Vos dirigimos na festa do bem-aventurado Nicolau, vosso confessor, a fim de que, não ousando de nossas obras confiar, encontremos auxílio daquele que fielmente Vos serviu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Epístola (1 Cor 4, 9-14)


Os Coríntios pretendiam unir duas coisas inconciliáveis, a “sabedoria” segundo o mundo, e o ideal cristão. Ironicamente, São Paulo opõe-lhes o seu próprio gênero de vida: loucura, talvez, mas “loucura por Cristo” e sabedoria dos santos.


Leitura da Primeira Carta de São paulo Apóstolo aos Coríntios. 

Irmãos: Somos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados! Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes, fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos! Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora… Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muitos amados.

Gradual (Sl 36, 30-31)

A boca do justo destilará sabedoria e a sua língua será expressão da justiça. A lei do seu Deus está fixa em seu coração e seus passos não vacilarão.

Aleluia (Sl 111,1)

Aleluia, aleluia. Bem-aventurado o que teme o Senhor e que rejubila com os seus mandamentos. 

Evangelho (Lc 12, 32-34)


O segredo da santidade está na prática dos ensinamentos do Evangelho; são páginas como esta que suscitam os santos. As verdadeiras riquezas estão no Céu, aonde Deus nos chama; o resto não conta para nada.


Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas. 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

Ofertório (Sl 20, 2-3)

O justo se alegrará, Senhor, no vosso poder, e exultará sobremodo na vossa salvação; satisfizestes-lhe os desejos da sua alma. 

Secreta

Dignai-Vos, Senhor, aceitar em honra dos vossos santos, o sacrifício da nossa humildade, e que ele nos purifique o corpo e a alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Comunhão (Mt 19, 28.29)

Em verdade vos digo: Vós que tudo deixastes e Me seguistes, recebereis o cêntuplo e possuireis a vida eterna. 

Pós-comunhão

Fazei, Senhor onipotente, por intercessão do bem aventurado Vicente, que, havendo recebido este celeste alimento, por ele sejamos protegidos em todos os reveses. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: