SÃO FILIPE BENÍCIO, Confessor
Festa de 3ª Classe- Missa “Justus” com Coleta própria

Vocação extraordinária a deste humilde e grande Santo, que depois de ter recebido graus na Universidade de Paris, entrou como irmão converso da Ordem dos Servitas; tornou-se geral da Ordem, e teve de fugir para escapar à escolha dos cardeais que queriam elevá-lo ao supremo pontificado. No meio das lutas que no século XIII dividiam a Itália entre Guelfos e Gibelinos, foi um grande fautor da paz. São Filipe Benício morreu em 1285, no dia da Oitava da Assunção da Santíssima Virgem, de quem fora toda a vida devoto servidor. A oração da missa recorda a sua grande humildade.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 91, 13-14. 2)
O justo crescerá como a palmeira, e se elevará como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor, nos átrios do templo do nosso Deus. Sl. É coisa boa louvor o Senhor, e cantar ao vosso nome, ó Altíssimo. Glória ao Pai.
Coleta
Ó Deus, que nos destes um admirável exemplo de humildade na pessoa do bem-aventurado Filipe, vosso confessor, concedei-nos a graça de desprezar, a seu exemplo, os bens da Terra e sempre aspirar aos do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola (1 Cor 4, 9-14)
Os Coríntios pretendiam unir duas coisas inconciliáveis, a “sabedoria” segundo o mundo, e o ideal cristão. Ironicamente, São Paulo opõe-lhes o seu próprio gênero de vida: loucura, talvez, mas “loucura por Cristo” e sabedoria dos santos.
Leitura da Primeira Carta de São paulo Apóstolo aos Coríntios.
Irmãos: Somos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados! Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes, fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos! Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora… Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muitos amados.
Gradual (Sl 36, 30-31)
A boca do justo destilará sabedoria e a sua língua será expressão da justiça. A lei do seu Deus está fixa em seu coração e seus passos não vacilarão.
Aleluia (Sl 111,1)
Aleluia, aleluia. Bem-aventurado o que teme o Senhor e que rejubila com os seus mandamentos.
Evangelho (Lc 12, 32-34)
O segredo da santidade está na prática dos ensinamentos do Evangelho; são páginas como esta que suscitam os santos. As verdadeiras riquezas estão no Céu, aonde Deus nos chama; o resto não conta para nada.
Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Ofertório (Sl 20, 2-3)
O justo se alegrará, Senhor, no vosso poder, e exultará sobremodo na vossa salvação; satisfizestes-lhe os desejos da sua alma.
Secreta
Dignai-Vos, Senhor, aceitar em honra dos vossos santos, o sacrifício da nossa humildade, e que ele nos purifique o corpo e a alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (Mt 19, 28.29)
Em verdade vos digo: Vós que tudo deixastes e Me seguistes, recebereis o cêntuplo e possuireis a vida eterna.
Pós-comunhão
Fazei, Senhor onipotente, por intercessão do bem aventurado Vicente, que, havendo recebido este celeste alimento, por ele sejamos protegidos em todos os reveses. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
