FUGA DE NOSSO SENHOR PARA O EGITO
DO PRÓPRIO DO BRASIL
Festa de 1ª Classe- Missa Própria
A Fuga de Nosso Senhor Jesus Cristo para o Egito trata-se de umas da memórias da vida de Nosso Senhor que é relatado no evangelho de São Mateus no Capítulo II. São José é avisado em Sonho que Herodes deseja matar o menino. Um anjo lhe pede que ele tome a criança e sua mãe consigo para o Egito. José imediatamente obedece os conselhos angelicais e leva Jesus e Maria para o Egito. Esta festa está diretamente ligada ao Natal, a Epifania e a Festa da Apresentação. Também é uma festa Mariana onde se celebra o dia de Nossa Senhora do Desterro.
Lembremos nesta comemoração que a vida também tem suas dificuldades, como perseguições, ameaças, fugas, desesperos, e entre outros. Busquemos em Deus o aparo nestes momentos.
LEITURAS/LESSONS
Leitura (Is 19: 20-22)
Leitura do profeta Isaías.
Clamarão ao Senhor à vista daquele que os atribula, e o Senhor lhes enviará um salvador, um defensor que os libertará. O Senhor se dará a conhecer ao Egito, os egípcios conhecerão o Senhor naquele tempo, e lhe oferecerão sacrifícios e oblações; farão votos ao Senhor e os cumprirão. Quando o Senhor ferir os egípcios, será para curá-los; eles se voltarão para o Senhor, que se deixará aplacar e os curará.
Evangelho (Mt 2: 13-25)
Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.
Naquele tempo, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11,1).

