Liturgia Diária- 26/05/2016

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI- FESTA DO SANTÍSSIMO CORPO DE NOSSO SENHOR

ecce_panis

Depois do dogma da Santíssima Trindade, é o da Encarnação do Verbo que a Igreja nos recorda, convidando-nos a celebrar com alegria o sacramento por excelência que dá a Deus glória infinita e aplica às almas os frutos da Redenção. Foi pela cruz que o Senhor nos resgatou e a Santíssima Eucaristia instituída nas vésperas da paixão, é o memorial sempre novo e sempre vivo dos sofrimentos do Senhor. O altar é sempre a presença do Calvário em todos os Tempos. A missa renova a memória da Paixão e morte de Senhor. Jesus está lá com efeito em estado de vítima, por que as palavras da dupla consagração nos mostram que o pão se mudou no corpo do Senhor e o vinho no Sangue. De maneira que por esta dupla ação de efeitos diferentes que constitui São Tomás, a essência do sacrifício, reconhecemos a imolação de Cristo, quer dizer, a separação de seu corpo e de seu sangue, ainda que Jesus se conserve em cada uma das espécies. É assim que o salvador, que é sacerdote principal do sacrifício da missa, se imola e oferece realmente renovando de modo incruento a imolação cruenta do Calvário.

A Eucaristia foi instituída à maneira de alimento para que sendo, trigo de Deus, fortifica as almas, nos dê parte em sua vida divina e nos una a Jesus Cristo, e por Ele ao Pai no amor do Espírito Santo.

Procuremos afervorar-nos na devoção ao Corpo e Sangue de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que assim facilmente alcançaremos os frutos da redenção.

Epístola (Rm 11, 33-36)

Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos.

Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído? Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém.

Evangelho (Mt 28, 18-20)

Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.

Naquele tempo: Disse Jesus:Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente. Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum.


TARDE ESPIRITUAL

Hoje dia 26/05, Festa de Corpus Christi, será realizada uma Tarde Espiritual na Capela São Judas Tadeu, das 14 às 17 horas. 

Conferencista: Pe. José Leles

Tema: Eucaristia.

Os homens deverão levar bebidas (sucos ou refrigerantes) e as mulheres deverão levar um prato de quitandas.

Não é necessário inscrição.

Logo após o encerramento será realizada a Missa com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Mais informações falar com Rafael ou Maria Cecília.

Comente o post