Nascimento: 283 (Sardenha, Itália)
Falecimento: 371 (Vercelli, Itália) (88 anos) 
⇒ Bispo e mártir.
⇒ Segundo a tradição, após o martírio de seu pai, mudou-se com a mãe e a irmã menor para Roma afim de completar os estudos eclesiásticos em Roma.
⇒ Ainda muito jovem, Eusébio entrou para o clero, sendo ordenado sacerdote.
⇒ Em 345, o papa Júlio I o consagrou bispo da diocese de Vercelli.
⇒ Em 355 participou do Concílio de Milão, onde se pôs contra a condenação do bispo de Alexandria, santo Atanásio e contra a doutrina ariana. Por causa disso foi condenado ao exílio na Palestina.
⇒ Depois do exílio de seis anos, Eusébio foi o primeiro a participar do Concílio de Alexandria, organizado pelo amigo, santo Atanásio.
⇒ Apesar de ser considerado mártir pela Igreja, na verdade santo Eusébio de Vercelli não morreu em testemunho da fé, como havia ocorrido com seu pai. Mas foram tantos os seus sofrimentos no trabalho de difusão e defesa do cristianismo, passando por exílios e torturas, que recebeu esse título da Igreja, cujo mérito jamais foi contestado.
⇒ Em 2007, o papa Bento XVI disse: “O pastor e os fiéis da Igreja estão no mundo mas não são do mundo. Por isso, os pastores devem exortar a seus fiéis a não considerar as cidades do mundo como sua morada estável, mas a buscar a definitiva (…) Jerusalém celestial (…) Esta decisão permite aos pastores e aos fiéis a salvaguardar a escala justa de valores, sem dobrar-se nunca às modas do momento e às injustas pretensões do poder político. (…) Por isto, Eusébio recomendava sempre aos seus fiéis “guardar com especial esmero a fé, manter a concórdia e a ser assíduos na oração”.
Fonte: paulinas.org.br
