A Via Crucis é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo. Realizada normalmente durante a Semana Santa e nas sextas-feiras do período da Quaresma. Os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus.
Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI.
Aqui você encontra as meditações de cada estações.
Esses quadros – ou estações, como são chamados – contam a trajetória de Jesus desde o momento de Sua condenação até Seu sepulcro. Aparecem em seqüência: a condenação, Jesus carregando a cruz, o encontro com Maria, a ajuda que recebeu de Simão Cirineu, as três vezes em que caiu, o consolo às mulheres de Israel, a ocasião em que Verônica enxugou seu rosto, o momento em que foi despido, sua crucificação, morte, a descida da cruz e, por fim, seu sepultamento.
Estação I – Jesus condenado à morte
Estação II – Jesus com a cruz às costas
Estação III – Jesus cai debaixo da cruz, primeira vez
Estação IV – Jesus encontra sua Mãe Santíssima
Estação V – O Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
Estação VI – A Verônica enxuga a face de Jesus
Estação VII – Jesus cai, segunda vez
Estação VIII – Jesus consola as mulheres de Jerusalém
Estação IX – Jesus cai, terceira vez
Estação X – Jesus despido da túnica inconsútil
Estação XI – Jesus pregado na cruz
Estação XII – Jesus expira na cruz
Estação XIII – Jesus descido da cruz
Estação XIV – Jesus depositado no sepulcro
1 comentário