Órgãos, Diretorias e Membros

Conheça a Irmandade do Carmo, seus órgãos e departamentos, bem como os encarregados

ASSEMBLEIA GERAL

“A Assembléia Geral é o órgão supremo da Irmandade do Carmo. Será constituída por todos os associados em pleno gozo de seus direitos estatutários” (art. 19 do Estatuto).

Temos 3 categorias de associados:

  • Sócios Fundadores: os que assinaram a Ata de Fundação;
  • Sócios Honorários: todos os que contribuem financeiramente com a Irmandade ou que tenham recebido essa categoria por moção da Assembleia Geral (Sócio Honorário Titulado).
  • Sócios Cooperadores: são todos os que prestam serviços voluntários para a associação, incluídos os membros dos órgãos eleitos, os nomeados, os vitalícios, etc.

Para se tornar membro da associação, e consequentemente parte da Assembleia Geral, é preciso preencher uma Ficha de Inscrição, física ou online. Para mais informações, clique aqui.

DIRETORIA ESPIRITUAL

A Irmandade possui Diretor Espiritual, que guia suas ações de acordo com a Tradição da Santa Igreja Romana, nos caminhos da Fé e da Moral católicas.” (art. 11-A, do Regimento Interno). O Diretor Espiritual é, ainda, o elo entre a associação e as autoridades eclesiásticas, sendo ainda responsável pela ministração dos Sacramentos segundo o Rito Romano (Tridentino).

Diretor EspiritualPe. José do Prado Leles.

DIRETORIA

A Irmandade do Carmo será administrada por uma Diretoria eleita em Assembléia Geral, por maioria simples, para um mandato de três anos, permitida a reeleição” (art. 25). É a Diretoria que coordena todas as atividades da associação, organizando os diversos recursos e colaborando para a divulgação e sustentação do Rito Romano em Uberlândia e sua extensão por toda a região.

Cada um dos membros possui funções essenciais para a Irmandade, as quais lhes são conferidas pelo Estatuto e pelo Regimento Interno. Atualmente, a Diretoria é composta por:

Diretor-Geral– Rafael Pereira Martins;

Vice-Diretor– Marcos Vinícius Domingues Silva;

Secretária-Geral– Juliana do Carmo Martins Ferreira;

Tesoureira– Maria Cecília Novaes Firmo Ferreira.

CONSELHO FISCAL

“O Conselho Fiscal, órgão fiscalizador e consultivo, será constituído por três membros da associação, eleitos em Assembléia Geral, para mandato de três anos, vedada a reeleição para o período subsequente” (art.33 do Estatuto). O Conselho Fiscal é responsável pela análise das contas da Irmandade ao fim de cada ano, para dar parecer sobre sua regularidade, bem como é o legitimado para julgar, num primeiro momento, as denúncias por ato contra as finanças da associação.

É composto atualmente por:

Conselheiro- Carlos Augusto Cardoso Ribeiro

Conselheiro- Gabriel dos Santos Nascimento

Conselheiro- Lucas Antunes Gomes

CONSELHO EDUCACIONAL

Criado em 2018, pela Emenda Estatutária 001, o Conselho Educacional é “órgão fiscalizador, deliberativo e consultivo, incumbido de concretizar a construção e manutenção de um Colégio Católico, conforme o Estatuto da Irmandade” (cf. art.33, Estatuto). É assim composto:

Diretor Espiritual, que o preside;
Diretor e Vice-Diretor da Irmandade;
Associado indicado pelo Diretor Espiritual – Pabhlo Allan de Abreu Oliveira;
Associado indicado pela Diretoria– Maria Angélica Nascimento Kotchetkoff.

SECRETARIA DE LEGALIDADE E PARECERES

Criada em 2017, a Secretaria de Legalidade e Pareceres, “é um órgão consultivo e de controle interno da regularidade associativa” (art.55-A, do Regimento Interno), responsável por analisar as normas da Irmandade, bem como ajudar e resguardar seu fiel cumprimento pelos membros da associação.

Secretário: Bruno Eduardo Vieira Santos.
Subsecretário: Cassiano Pastori Filarde.
Dúvidas e requerimentos sobre as normas podem ser enviados através desta página.


DIRETORIAS CRIADAS

É atribuição do Diretor-Geral a criação de Diretorias, Comissões e Instituições no seio da Irmandade, conforme dispõe o Regimento Interno da Irmandade (art.34).

Diretoria de Catequese

“Compete a Diretoria de Catequese a coordenação e divulgação das atividades da preparação para o recebimento do Sacramento da Eucaristia e do Sacramento Crisma; bem como analisar, ratificar ou modificar os Planos de Ensino, e as atividades e avaliações confeccionados pelos professores de cada turma” (cf. art. 2º, Dec. 10/2018).

Titular: Maria Angélica Nascimento Kotchetkoff.

Diretoria de Acólitos e Coroinhas

Compete a Diretoria de Acólitos e Coroinhas, fazer inscrições de novos membros do Grupo, promovendo aulas preparatórias e de aperfeiçoamento das atividades de auxílio litúrgico, bem como regular a escala de auxiliares por missa.” (art. 3º, Dec.10/2018)

Titular: Diego de Pontes Pasquini.

Diretoria de Canto Litúrgico

“Compete a Diretoria de Canto Litúrgico coordenar os trabalhos do Coral da Missa, promovendo ensaios, cursos e formações sobre a música.” (art.4º, Dec. 10/2018)

Titular: Gabriel dos Santos Nascimento.

Diretoria de Matrimônio

“Compete a Diretoria de Matrimônio promover cursos, formações e escritos de preparação para os que almejam receber o Sacramento do Matrimônio ou que estão em processo de discernimento vocacional, bem como sobre a função do matrimônio, dos filhos e da família em geral para os já casados.” (art. 5º, Dec. 10/2018)

Titular: Kárita Maximiano Santos.

Diretoria de Educação Católica

“Compete a Diretoria de Educação Católica a promoção das atividades necessárias à fundação do Colégio da Irmandade do Carmo, através do estudo legal, pedagógico e doutrinal necessário à sua constituição.” (art.6º Dec. 10/2018)

Titular: Laura de Oliveira Coradi

Diretoria de Comunicação

“Compete a Diretoria de Comunicação gerir as atividades das redes sociais da associação, buscando a expansão de seu espaço e abrangência, confeccionando material digital e físico, além de garantir a publicidade do órgão oficial da associação“. (art. 7º, Dec. 10/2018).

Titular: Fernando Henrique de Freitas Santos Lopes.

Diretoria de Dízimo

É responsável por auxiliar o Tesoureiro e o Diretor Espiritual na contabilização e organização do recebimento do dízimo e da lista de dizimistas da Missa Tridentina.

Titular: Maria Luiza de Sant’Anna.