Conheça a Irmandade do Carmo, seus órgãos e departamentos, bem como os encarregados
ASSEMBLEIA GERAL
“A Assembléia Geral é o órgão supremo da Irmandade do Carmo. Será constituída por todos os associados em pleno gozo de seus direitos estatutários” (art. 19 do Estatuto).
Temos 3 categorias de associados:
- Sócios Fundadores: os que assinaram a Ata de Fundação;
- Sócios Honorários: todos os que contribuem financeiramente com a Irmandade ou que tenham recebido essa categoria por moção da Assembleia Geral (Sócio Honorário Titulado).
- Sócios Cooperadores: são todos os que prestam serviços voluntários para a associação, incluídos os membros dos órgãos eleitos, os nomeados, os vitalícios, etc.
Para se tornar membro da associação, e consequentemente parte da Assembleia Geral, é preciso preencher uma Ficha de Inscrição, física ou online. Para mais informações, clique aqui.
DIRETORIA ESPIRITUAL
“A Irmandade possui Diretor Espiritual, que guia suas ações de acordo com a Tradição da Santa Igreja Romana, nos caminhos da Fé e da Moral católicas.” (art. 11-A, do Regimento Interno). O Diretor Espiritual é, ainda, o elo entre a associação e as autoridades eclesiásticas, sendo ainda responsável pela ministração dos Sacramentos segundo o Rito Romano (Tridentino).
Diretor Espiritual– Pe. José do Prado Leles (no exercício da função – art. 72-A do Regimento Interno).
DIRETORIA
“A Irmandade do Carmo será administrada por uma Diretoria eleita em Assembléia Geral, por maioria simples, para um mandato de três anos, permitida a reeleição” (art. 25). É a Diretoria que coordena todas as atividades da associação, organizando os diversos recursos e colaborando para a divulgação e sustentação do Rito Romano em Uberlândia e sua extensão por toda a região.
Cada um dos membros possui funções essenciais para a Irmandade, as quais lhes são conferidas pelo Estatuto e pelo Regimento Interno. Atualmente, a Diretoria é composta por:
Diretor-Geral– Bruno Vieira;
Vice-Diretora– Kaúla Araújo;
Secretário-Geral– Sara Pasquini;
Tesoureiro– Eduardo Santos.
CONSELHO FISCAL
“O Conselho Fiscal, órgão fiscalizador e consultivo, será constituído por três membros da associação, eleitos em Assembléia Geral, para mandato de três anos, vedada a reeleição para o período subsequente” (art.33 do Estatuto). O Conselho Fiscal é responsável pela análise das contas da Irmandade ao fim de cada ano, para dar parecer sobre sua regularidade, bem como é o legitimado para julgar, num primeiro momento, as denúncias por ato contra as finanças da associação.
É composto atualmente por:
Conselheiro-
Conselheiro-
Conselheiro-
CONSELHO EDUCACIONAL
Criado em 2018, pela Emenda Estatutária 001, o Conselho Educacional é “órgão fiscalizador, deliberativo e consultivo, incumbido de concretizar a construção e manutenção de um Colégio Católico, conforme o Estatuto da Irmandade” (cf. art.33, Estatuto). É assim composto:
Diretor Espiritual, que o preside;
Diretor e Vice-Diretor da Irmandade;
Associado indicado pelo Diretor Espiritual – Laura de Oliveira Coradi;
Associado indicado pela Diretoria– Maria Angélica Nascimento Kotchetkoff.
DIRETORIAS CRIADAS
É atribuição do Diretor-Geral a criação de Diretorias, Comissões e Instituições no seio da Irmandade, conforme dispõe o Regimento Interno da Irmandade (art.34).
Diretoria de Catequese
“Compete a Diretoria de Catequese a coordenação e divulgação das atividades da preparação para o recebimento do Sacramento da Eucaristia e do Sacramento Crisma; bem como analisar, ratificar ou modificar os Planos de Ensino, e as atividades e avaliações confeccionados pelos professores de cada turma” (cf. art. 2º, Dec. 10/2018).
Titular: Maria Angélica Nascimento Kotchetkoff.
Diretoria de Comunicação
“Compete a Diretoria de Comunicação gerir as atividades das redes sociais da associação, buscando a expansão de seu espaço e abrangência, confeccionando material digital e físico, além de garantir a publicidade do órgão oficial da associação“. (art. 7º, Dec. 10/2018).
Titular: Jacqueline Domingues Silva.
Diretoria de Dízimo
É responsável por auxiliar o Tesoureiro e o Diretor Espiritual na contabilização e organização do recebimento do dízimo e da lista de dizimistas da Missa Tridentina.
Titular: Maria Luiza de Sant’Anna.