Conheça a Irmandade do Carmo, seus órgãos e departamentos, bem como os encarregados
ASSEMBLEIA GERAL
“A Assembléia Geral é o órgão supremo da Irmandade do Carmo. Será constituída por todos os associados em pleno gozo de seus direitos estatutários” (art. 19 do Estatuto).
Temos 3 categorias de associados:
- Sócios Fundadores: os que assinaram a Ata de Fundação;
- Sócios Honorários: todos os que contribuem financeiramente com a Irmandade ou que tenham recebido essa categoria por moção da Assembleia Geral (Sócio Honorário Titulado).
- Sócios Cooperadores: são todos os que prestam serviços voluntários para a associação, incluídos os membros dos órgãos eleitos, os nomeados, os vitalícios, etc.
Para se tornar membro da associação, e consequentemente parte da Assembleia Geral, é preciso preencher uma Ficha de Inscrição, física ou online. Para mais informações, clique aqui.
DIRETORIA ESPIRITUAL
“A Irmandade possui Diretor Espiritual, que guia suas ações de acordo com a Tradição da Santa Igreja Romana, nos caminhos da Fé e da Moral católicas.” (art. 11-A, do Regimento Interno). O Diretor Espiritual é, ainda, o elo entre a associação e as autoridades eclesiásticas, sendo ainda responsável pela ministração dos Sacramentos segundo o Rito Romano (Tridentino).
Diretor Espiritual– Pe. José do Prado Leles.
DIRETORIA
“A Irmandade do Carmo será administrada por uma Diretoria eleita em Assembléia Geral, por maioria simples, para um mandato de três anos, permitida a reeleição” (art. 25). É a Diretoria que coordena todas as atividades da associação, organizando os diversos recursos e colaborando para a divulgação e sustentação do Rito Romano em Uberlândia e sua extensão por toda a região.
Cada um dos membros possui funções essenciais para a Irmandade, as quais lhes são conferidas pelo Estatuto e pelo Regimento Interno. Atualmente, a Diretoria é composta por:
Diretor-Geral– Rafael Pereira Martins;
Vice-Diretor– Marcos Vinícius Domingues Silva;
Secretário-Geral– Sara Pelegrineti de Pontes Pasquini;
Tesoureira– Maria Cecília Novaes Firmo Ferreira.
CONSELHO FISCAL
“O Conselho Fiscal, órgão fiscalizador e consultivo, será constituído por três membros da associação, eleitos em Assembléia Geral, para mandato de três anos, vedada a reeleição para o período subsequente” (art.33 do Estatuto). O Conselho Fiscal é responsável pela análise das contas da Irmandade ao fim de cada ano, para dar parecer sobre sua regularidade, bem como é o legitimado para julgar, num primeiro momento, as denúncias por ato contra as finanças da associação.
É composto atualmente por:
Conselheiro- Carlos Augusto Cardoso Ribeiro
Conselheiro- Gabriel dos Santos Nascimento
Conselheiro- Lucas Antunes Gomes
CONSELHO EDUCACIONAL
Criado em 2018, pela Emenda Estatutária 001, o Conselho Educacional é “órgão fiscalizador, deliberativo e consultivo, incumbido de concretizar a construção e manutenção de um Colégio Católico, conforme o Estatuto da Irmandade” (cf. art.33, Estatuto). É assim composto:
Diretor Espiritual, que o preside;
Diretor e Vice-Diretor da Irmandade;
Associado indicado pelo Diretor Espiritual – Laura de Oliveira Coradi;
Associado indicado pela Diretoria– Maria Angélica Nascimento Kotchetkoff.
DIRETORIAS CRIADAS
É atribuição do Diretor-Geral a criação de Diretorias, Comissões e Instituições no seio da Irmandade, conforme dispõe o Regimento Interno da Irmandade (art.34).
Diretoria de Catequese
“Compete a Diretoria de Catequese a coordenação e divulgação das atividades da preparação para o recebimento do Sacramento da Eucaristia e do Sacramento Crisma; bem como analisar, ratificar ou modificar os Planos de Ensino, e as atividades e avaliações confeccionados pelos professores de cada turma” (cf. art. 2º, Dec. 10/2018).
Titular: Maria Angélica Nascimento Kotchetkoff.
Diretoria de Matrimônio
“Compete a Diretoria de Matrimônio promover cursos, formações e escritos de preparação para os que almejam receber o Sacramento do Matrimônio ou que estão em processo de discernimento vocacional, bem como sobre a função do matrimônio, dos filhos e da família em geral para os já casados.” (art. 5º, Dec. 10/2018)
Titular: Kárita Maximiano Santos.
Diretoria de Educação Católica
“Compete a Diretoria de Educação Católica a promoção das atividades necessárias à fundação do Colégio da Irmandade do Carmo, através do estudo legal, pedagógico e doutrinal necessário à sua constituição.” (art.6º Dec. 10/2018)
Titular: Laura de Oliveira Coradi
Diretoria de Comunicação
“Compete a Diretoria de Comunicação gerir as atividades das redes sociais da associação, buscando a expansão de seu espaço e abrangência, confeccionando material digital e físico, além de garantir a publicidade do órgão oficial da associação“. (art. 7º, Dec. 10/2018).
Titular: Jacqueline Domingues Silva.
Diretoria de Dízimo
É responsável por auxiliar o Tesoureiro e o Diretor Espiritual na contabilização e organização do recebimento do dízimo e da lista de dizimistas da Missa Tridentina.
Titular: Maria Luiza de Sant’Anna.